O Projeto

TÍTULO DO PROJETO: Cordas e Canções 
Frente ao cenário de desigualdades sociais, com suas consequências, o projeto Cordas e Canções propõe envolver o poder público, a família, a comunidade em ações planejadas, contínuas e permanentes no sentido de despertar a potencialidade, promover o fortalecimento de vínculos sociais e familiares e assegurar os direitos de crianças e adolescentes, por meio de oficinas de música, apresentações culturais, palestras, formações e visitas domiciliares.
Investir na prevenção, na proteção e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes é investir na criação de melhores condições de vida e proteção integral assegurada legalmente a elas e na melhoria das condições de convivência social e segurança para todos.
A lei -8.069/90 em seu artigo 4º disciplina que
”é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
É preciso considerar a pluralidade presente nesse público por se tratar uma importante etapa do desenvolvimento humano. Perceber as diferentes realidades e experiências nos mais diversos âmbitos (social, familiar, econômico, político, institucional…) é importante para não ser tratada como um fenômeno homogêneo.
As especificidades, bem como as potencialidades e vulnerabilidades, vividas pela grande maioria de crianças e adolescentes também são fatores que influenciam a compreensão de condutas de risco e da prática do ato infracional.
Nesse contexto, entendemos que algumas ações podem contribuir no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e ressignificar projetos de vida. A arte e a cultura,
que são elementos essenciais para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e de suas capacidades criativas, são também importantes ferramentas para expressar sentimentos e sensações, estimulam o olhar sensível e crítico.
OBJETIVO GERAL:
Promover ações socioeducativas e de promoção social que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes no município de Palmas.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
– Fortalecer os vínculos sociais e familiares;
-Promover a socialização, a autoestima e o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes por meio da música e da arte;
-Favorecer, por meio das práticas artísticas e culturais, o fortalecimento da autoconfiança, autoestima e ressocialização de medida socioeducativa de internação no CASE dos/as adolescentes que estão em cumprimento.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA TEMÁTICA
  • Formação, capacitação.
PERFIL DO PÚBLICO
Crianças e adolescentes das regiões periféricas sul e norte de Palmas, especialmente que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
RESULTADOS ESPERADOS:
  • Crianças e adolescentes inseridos/as na musicalização;
  • Vínculos familiares e sociais fortalecidos;
  • Melhora da auto estima;

Instituição

Fundação Semear Liberdade

Local

Palmas-TO

Período de Execução

Fundação Semear Liberdade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.