No último sábado, 3, a Fundação Semear Liberdade se reuniu com pais e alunos participantes e interessados no projeto “Cordas e Canções”, que oferece, gratuitamente, oficinas de violão, violino e dança. Com a presença do presidente da Fundação, Dom Pedro Brito Guimarães, o encontro aconteceu na Paróquia São Luís Orione para dar continuidade às atividades do projeto, iniciado em outubro do ano passado.

Durante a reunião, o coordenador das atividades, o diácono Aldecy Carvalho, apresentou a proposta do “Cordas e Canções” e leu o termo de compromisso para pais ou responsáveis presentes. Segundo ele, um dos objetivos do projeto é revelar talentos que estão à margem da sociedade, além de oferecer oportunidade para crescimento cultural e profissional.

O papel do projeto “é acolher crianças e adolescentes, principalmente os que estão à margem da sociedade. Tirar essas crianças do mundo das drogas e dar a elas uma perspectiva de vida melhor. O ponto principal do projeto é empoderar a criança e o adolescente para que se torne um profissional na área da cultura, na área da música. E também possa beneficiar não só a si, mas outras pessoas também”.

O projeto é apoiado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) com recurso do Ministério da Cultura (Minc) e atua em parceria com as Paróquias São Luís Orione e São João Batista e com o Centro Amor Social Papa Francisco, que são os núcleos onde acontecem as oficinas. O coordenador fala também sobre a contribuição do projeto para os planos de evangelização da Arquidiocese de Palmas.

“Isso contribui para os planos de evangelização porque é uma parceria feita com as paróquias, especialmente porque tem muitas crianças da Catequese. A evangelização, além da fala, ela vem através da música. Sabemos que a música toca o coração das pessoas. E através da música, tantos jovens podem evangelizar jovens e as crianças podem evangelizar as crianças”

Mariana Marçal, de 9 anos, canta nas Missas das Crianças na Paróquia Dom Orione e agora dará início aos seus estudos de violão. “Eu sempre gostei de cantar. Faz muito tempo que meu pai e minha mãe estão sempre me incentivando a tocar algum instrumento. Somente agora eu quis fazer. Mas eu sempre gostei de cantar mesmo. Eu vou cantando, vou tocando. Pretendo por em prática o que eu aprender”.

Seu pai, Mauro Galvão, vê a oficina como um meio importante de aprimoramento da musicalidade e missão da filha. “Como a Mariana já serve, já canta na Missa das Crianças, acho que aprender um instrumento musical vai somar ainda mais com o serviço que ela presta para a Igreja. E além do mais, a musicalidade também é uma ferramenta de educação, de cultura. E como ela sempre esteve ligada à música – iniciou pelo canto –, agora eu acho que, aprendendo violão, esse lado musical dela vai melhorar ainda mais”.

O projeto conta com a colaboração do grupo de hip hop Trotd Crew, formado por adolescentes que através da dança lutam contra preconceito social, racial e defendem a arte longe das drogas e do crime. Os ensaios acontecem no Centro Amor Social Papa Francisco em dias variados de acordo com a disponibilidade do grupo, considerando o calendário escolar.

Na Paróquia São Luiz Orione, quadra 904 Sul, a oficina de violino acontece na segunda-feira e a oficina de violão na terça, das 14h30 às 17h30; e no sábado das 8h às 11 horas. Já na Paróquia São João Batista, quadra 1106 Sul, a oficina de violino é na quarta-feira e a aula de violão acontece na quinta, das 14h30 às 17h30; e no sábado das 14h30 às 17 horas.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas nas secretarias das Paróquias ou no Centro Amor Social Papa Francisco até o dia 17 de fevereiro, quando se iniciam efetivamente as atividades deste ano.

Por Camila Soares

Fundação Semear Liberdade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.