Fundação Semear Liberdade

Cordas e Canções

O Projeto

TÍTULO DO PROJETO: Cordas e Canções

Frente ao cenário de desigualdades sociais, com suas consequências, o projeto Cordas e Canções propõe envolver o poder público, a família, a comunidade em ações planejadas, contínuas e permanentes no sentido de despertar a potencialidade, promover o fortalecimento de vínculos sociais e familiares e assegurar os direitos de crianças e adolescentes, por meio de oficinas de música, apresentações culturais, palestras, formações e visitas domiciliares.

Investir na prevenção, na proteção e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes é investir na criação de melhores condições de vida e proteção integral assegurada legalmente a elas e na melhoria das condições de convivência social e segurança para todos.

A lei -8.069/90 em seu artigo 4º disciplina que

”é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

É preciso considerar a pluralidade presente nesse público por se tratar uma importante etapa do desenvolvimento humano. Perceber as diferentes realidades e experiências nos mais diversos âmbitos (social, familiar, econômico, político, institucional…) é importante para não ser tratada como um fenômeno homogêneo.

As especificidades, bem como as potencialidades e vulnerabilidades, vividas pela grande maioria de crianças e adolescentes também são fatores que influenciam a compreensão de condutas de risco e da prática do ato infracional.

Nesse contexto, entendemos que algumas ações podem contribuir no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e ressignificar projetos de vida. A arte e a cultura,

que são elementos essenciais para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e de suas capacidades criativas, são também importantes ferramentas para expressar sentimentos e sensações, estimulam o olhar sensível e crítico.

OBJETIVO GERAL:

Promover ações socioeducativas e de promoção social que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes no município de Palmas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

– Fortalecer os vínculos sociais e familiares;

-Promover a socialização, a autoestima e o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes por meio da música e da arte;

-Favorecer, por meio das práticas artísticas e culturais, o fortalecimento da autoconfiança, autoestima e ressocialização de medida socioeducativa de internação no CASE dos/as adolescentes que estão em cumprimento.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA TEMÁTICA

• Formação, capacitação.

PERFIL DO PÚBLICO

Crianças e adolescentes das regiões periféricas sul e norte de Palmas, especialmente que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

RESULTADOS ESPERADOS:

• Crianças e adolescentes inseridos/as na musicalização;

• Vínculos familiares e sociais fortalecidos;

• Melhora da auto estima;

Instituição