O Projeto
TÍTULO DO PROJETO: Cordas e Canções
Frente ao cenário de desigualdades sociais, com suas consequências, o projeto Cordas e Canções propõe envolver o poder público, a família, a comunidade em ações planejadas, contínuas e permanentes no sentido de despertar a potencialidade, promover o fortalecimento de vínculos sociais e familiares e assegurar os direitos de crianças e adolescentes, por meio de oficinas de música, apresentações culturais, palestras, formações e visitas domiciliares.
Investir na prevenção, na proteção e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes é investir na criação de melhores condições de vida e proteção integral assegurada legalmente a elas e na melhoria das condições de convivência social e segurança para todos.
A lei -8.069/90 em seu artigo 4º disciplina que
”é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
É preciso considerar a pluralidade presente nesse público por se tratar uma importante etapa do desenvolvimento humano. Perceber as diferentes realidades e experiências nos mais diversos âmbitos (social, familiar, econômico, político, institucional…) é importante para não ser tratada como um fenômeno homogêneo.
As especificidades, bem como as potencialidades e vulnerabilidades, vividas pela grande maioria de crianças e adolescentes também são fatores que influenciam a compreensão de condutas de risco e da prática do ato infracional.
Nesse contexto, entendemos que algumas ações podem contribuir no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e ressignificar projetos de vida. A arte e a cultura,
que são elementos essenciais para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e de suas capacidades criativas, são também importantes ferramentas para expressar sentimentos e sensações, estimulam o olhar sensível e crítico.
OBJETIVO GERAL:
Promover ações socioeducativas e de promoção social que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes no município de Palmas.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
– Fortalecer os vínculos sociais e familiares;
-Promover a socialização, a autoestima e o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes por meio da música e da arte;
-Favorecer, por meio das práticas artísticas e culturais, o fortalecimento da autoconfiança, autoestima e ressocialização de medida socioeducativa de internação no CASE dos/as adolescentes que estão em cumprimento.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA TEMÁTICA
Formação, capacitação.
PERFIL DO PÚBLICO
Crianças e adolescentes das regiões periféricas sul e norte de Palmas, especialmente que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
RESULTADOS ESPERADOS:
Crianças e adolescentes inseridos/as na musicalização;
Vínculos familiares e sociais fortalecidos;
Melhora da auto estima;
Instituição
Fundação Semear Liberdade
Local
Palmas-TO